O 3º Tabelionato de Protesto de Porto Alegre foi criado em 10 de novembro de 1976. Desde a sua criação até o dia 23 de setembro de 2016, a delegação foi exercida por Ildefonso Homero Gonçalves Barradas.
Entre 24 de setembro de 2016 e 29 de abril de 2025, enquanto se realizava o concurso público para a outorga de nova delegação, o serviço foi prestado, de forma interina e sob a supervisão do Tribunal de Justiça, por Teresinha Zulmira Machado Barradas.
Em 30 de abril de 2025, o 3º Tabelionato de Protesto de Porto Alegre passou a ter novo titular, cuja delegação lhe foi outorgada após aprovação em concurso público de provas e títulos.
O Tabelião, Jéverson Luís Bottega, é mestre em direito público pela UNISINOS, mestre em direito civil pela Universidade de Coimbra-PT e especialista em direito constitucional e em direito notarial e registral. Profissionalmente, atuou como advogado, entre os anos de 2004 e 2006, e como oficial do Registro de Imóveis e Registro Civil das Pessoas Naturais em São Lourenço do Sul/RS, entre os anos de 2007 e 2025.
Desde que assumiu a delegação do 3º Tabelionato de Protesto de Porto Alegre, Jéverson Luís Bottega tem empenhado esforços para modernizar a sede do Tabelionato, capacitar os colaboradores e aprimorar a qualidade dos serviços prestados. Espera-se que, o mais breve possível, os usuários do serviço usufruam dos resultados do trabalho do novo Tabelião e da sua equipe.
Como missão, o 3º Tabelionato de Protesto busca “garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos”, nos termos do artigo 1º da Lei n° 8.935/1994.
É visão da serventia utilizar os melhores meios pessoais e tecnológicos para satisfazer as condições de regularidade, continuidade, segurança, atualidade, cortesia e eficiência na prestação do serviço, de modo a alcançar a sua missão com excelência. Além disso, o serviço também prima por uma atuação de acordo com os padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé, estritamente vinculada à aplicação do Direito.
Em relação aos valores que norteiam o 3º Tabelionato de Protesto, destacam-se os seguintes: Ética nas relações interpessoais; Valorização e fomento do conhecimento técnico, especialmente o jurídico, no que toca à atividade fim; Promoção de bem-estar físico e emocional dos colaboradores.
Integram a equipe do 3º Tabelionato de Protesto de Porto Alegre: